Bem vindo


"Quem fala menos, ouve melhor. E quem ouve melhor, aprende mais".
(Chico Xavier).

segunda-feira, 8 de março de 2010

Para entender como funciona o efeito estufa

Imagine um ônibus parado, com os vidros fechados e sob a luz do sol. Os raios que chegam na forma de luz e radiação ultravioleta passam pelos vidros e aquecem o ônibus. A partir de então, emitem calor na forma de radiação infravermelha. A radiação infravermelha tem dificuldade de atravessar os vidros dos ônibus e, com isso, a parte que fica presa no interior do veículo intensifica o aquecimento do ar dentro do ônibus.

O mesmo ocorre com a atmosfera, onde gases (vapor d’água, CO2, entre outros) funcionam com o vidro do ônibus, deixando passar a radiação luminosa e ultravioleta que chega do Sol, mas impedindo que parte da radiação, que é convertida em infravermelho na superfície, seja devolvida para a atmosfera na forma de calor.

Registros científicos vêm indicando que esse fenômeno vêm se intensificando e causando grandes alterações climáticas em todo o mundo.

Para saber mais: Diferença entre radiação ultravioleta e infravermelho.
Ultravioleta (UV) são raios ultravioletas com comprimento de onda maior que o da luz visível e maior do que o raio X. Ela é emitida pelo Sol.
Infravermelho, possui comprimento de onda maior do que a luz visível e menor do que microondas. É a radiação emitida pela Terra

Referência bibliográfica
- OLIVEIRA, Gilvan Sampaio de; NEILTON, Fidelis da Silva, RACHAL, Henriques. Mudanças climáticas; Coleção explorando o ensino; Vol 13, ; Brasília: MEC, SEB, MCT, AEB, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário