Bem vindo


"Quem fala menos, ouve melhor. E quem ouve melhor, aprende mais".
(Chico Xavier).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semana da Pátria

Bom dia, estamos na Semana da Pátria, e a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio Português e a conquista da autonomia Política.

Nosso Hino conta um pouco sobre a História de nossa Independência.
Você conhece o significado e a interpretação do nosso Hino?

Para conhecer a interpretação do nosso Hino acesse Interpretação do Hino Nacional


Conhecendo um pouco mais:

Na primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional esta escrito:
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas.
Você sabe onde fica o Rio Ipiranga? Então acesse e descubra: Rio Ipiranga 

E na última frase da terceira estrofe está escrito:
A imagem do cruzeiro resplandece.
Você sabia que a constelação do Cruzeiro do Sul está na nossa Bandeira?

Agora postes seus comentários sobre o que você descobriu sobre o Hino Nacional e nossa Bandeira.


40 comentários:

  1. EU E A MINHA AMIGA VIHH ADORAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTORIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL JÁ QUE ESTAMOS NA SEMANA DA PÁTRIA.CONHECEMOS TAMBÉM UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO RIO IPIRANGA E DO CRUZEIRO DO SUL.
    ACONSELHAMOS VOCÊS A LEREM TAMBÉM.VALE A PENA.
    COMPONENTES:VIRGINIA E LAISA

    ResponderExcluir
  2. Está muito legal o conteúdo da Pátria;da até pra estudar pra ciências haha'.Agora falando sério gostei muito do que fala nos resumos principalmente o do Cruzeiro do Sul!Está tudo muito legal.O hino está bem diferente e completo.O resumo do Rio Ipiranga está muito legal eu não sabia onde ele se localizava agora estou mas bem informada.(:
    By: Juliana Mezzomo

    ResponderExcluir
  3. Aprendi que no hino da independência do Brasil a explicação do hino tem muitas outras coisas interessantes de explicação.
    O Rio Ipiranga tem suas formas que é muito bonito de olhar e tem o 1º;2º e 3º a.C.
    Alexandra Pizza e Lauanda Dal Prá

    ResponderExcluir
  4. Todos nós sabemos que quarta-feira é dia 7 de setembro;neste dia comemoramos a independência do Brasil.Por isso na aula de Ciências estamos estudando sobre isso;vimos que o rio Ipiranga está localizado no Jardim Botânico de São Paulo;vimos também a constelação chamada Cruzeiro do Sul tem portanto 27 estrelas de 8 constelações representando os atuais 26 estados e o distrito federal brasileiros.
    Componentes:Carolina e guilherme

    ResponderExcluir
  5. Vimos que o rio Ipiranga não é mais um rio e sim um riacho.
    Vimos também que a bandeira tem uma constelação.
    O hino tem uma boa interpretação.
    Componentes: Nicole e Tainara

    ResponderExcluir
  6. Nós os alunos do sexto ano aprendemos um pouco mais sobre a PÁTRIA.
    Podemos dizer que o Hino Nacional foi explicado.
    Vimos que o Hino é uma história que se passa nas margens do Rio Ipiranga.
    Na nossa bandeira podemos ver o cruzeiro do sul.
    DE: LUANA ABIDO.

    ResponderExcluir
  7. Descobrimos que o hino nacional tem muito a ver sobre o rio Ipiranga e com o Cruzeiro do Sul.Cruzeiro do Sul é uma constelação de estrelas que está representado na bandeira do Brasil.
    Marlon e Mauricio

    ResponderExcluir
  8. Aqui estão três alunas da 7ª série: Gabriela Jéssica & Mayara. Nós gostamos muito de saber um pouco mais sobre o significado no Hino Nacional, sobre a localização de cada estado com sua estrela na bandeira e principalmente sobre o Cruzeiro do Sul. Conhecemos também o Rio Ipiranga, porque, pra começar, nem sabíamos que "Ipiranga" no Hino era um rio.
    3beijos;* de nós Gab,Jéka & Maya *-*

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Os alunos Alexandre e Rodrigo. gostamos de saber sobre o significado no Hino Nacional, sobre a localização de cada estado com sua estrela na bandeira e principalmente sobre o Cruzeiro do Sul. Conhecemos também o e também sobre o Rio Ipiranga que nem sabíamos que existia

    ResponderExcluir
  11. ADRIANA E KARINE DA 7 SÉRIE.GOSTAMOS MUITO DE SABER O SIGNIFICADO DO HINO NACIONAL,AS ESTRELAS, LOCALIZAÇÕES DOS ESTADOS E O CRUZEIRO CRUZEIRO DO SUL CONHECEMOS TAMBÉM O RIO DO IPIRANGA APRENDEMOS COISAS NOVAS.

    ResponderExcluir
  12. Descobrimos onde se localiza o rio Ipiranga, e onde se localiza o cruzeiro do Sul...
    Gostamo bastante de conhecer um pouco mais sobre o Hino Nacional.
    Beijo Beijo Iara, Kelvin e Fernando

    ResponderExcluir
  13. Nos alunas da 7ª serie estamos postando nosso comentário sobre o significado Hino Nacional gostamos muito de saber as curiosidades do que o Hino quer nos passar e podemos ver que na bandeira existe varias estrelas mas uma que se destaca é a do Pará.Ipiranga é o rio que foi proclamado a republica.
    Gostamos muito de saber mais um pouco do nosso Hino Nacional.Beijos das alunas Vivian e Marina.

    ResponderExcluir
  14. Como há coisas interessantes em nosso Hino e em nossa Bandeira...muito legal mesmo saber que cada estrela representa um estado em nossa bandeira descobrimos onde se localiza o rio Ipiranga e o Cruzeiro do Sul.

    beijos beijos das alunas Naiara e Beatriz

    ResponderExcluir
  15. Olá hoje nós alunas da sétima série: Carolina e Vitória adoramos estudar sobre a bandeira do Brasil e também sobre o Cruzeiro do Sul pelo qual mais nos interseramos. Também gostamos de conhecer o significado do Hino Nacional e realmente lá havia palavras que nem conhecíamos :S enfim foi muito legal. Nós também acabamos percebendo que na bandeira do Brasil tinha o Cruzeiro o que foi uma surpresa! Beijocas das gemulas haha (:

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Os alunos Alexandre e Rodrigo. gostamos de saber sobre o significado no Hino Nacional, sobre a localização de cada estado com sua estrela na bandeira e principalmente sobre o Cruzeiro do Sul. Conhecemos também sobre o Rio Ipiranga que nem sabíamos que existia

    ResponderExcluir
  18. Eu Felipe e minha colega Aline gostamos de saber mais sobre o significado do Hino Nacional.
    E também saber sobre o Rio Ipiranga pois nem sabíamos que era um rio e sobre o Cruzeiro do Sul
    Em fim adoramos muito saber...
    Abraços do lipe Aline

    ResponderExcluir
  19. Achei muito interessante, assim conhecemos oque diz o Hino Nacional, principalmente o significado das estregas, o rio Ipiranga( pensava q n existia).
    o cruzeiro do sul tem a carra de um centauro representa uma constelação de 5 estrelas.
    Nome: Guilherme, Luciano, Wagner :) (noies)

    ResponderExcluir
  20. Carlos da 7ª serie.Maneiro cara para nos aprendermos isso dai e da hora , sobre o Rio Ipiranga eu não sabia onde ele se localizava agora eu estou sabendo de tudo, o Hino eu já sabia cantar ele quase perfeitamente,mas também tem a bandeira eu não fazia ideia de qual estrela significa tal estado, a primeira estrela que esta sobre a faixa eu sempre pensei q fosse de Brasilia mas é do Pará
    beleza pra todo mundo

    ResponderExcluir
  21. Nós alunas da 7 série Luana e Simone aprendemos muito sobre o Hino. - nós cantávamos o Hino e nem sabíamos o seu significado. Gostamos muito de aprender sobre ele e sobre o Cruzeiro do Sul, sobre o rio e as estrelas na bandeira. beijus Lu e Simo

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. ooi :3
    Nós não sabiamos que o Rio Ipiranga tem a nascente no Jardim Botanico em São Paulo, e que o Cruzeiro do sul está na nossa bandeira, e é representado por os seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, as estrelas do nosso país indica cada estado e a maior em destaque representa o estado do Pará, (:

    by: Nilton, Joel e Patricia ><

    ResponderExcluir
  24. Eu e a Aline, descobrimos com o texto, que o rio Ipiranga está ficando cada vez mais poluído. Além de que cada estrela da Bandeira representa um estado diferente, incluído nisso, vimos que o Para é o estado que fica acima da faixa escrita. O cruzeiro do Sul representado na bandeira é visto ao contrário do normal. O Rio Grande do Sul está localizado na constelação do Triângulo Austral, junto com o Paraná e Santa Catarina.
    Bom, de tudo o que lemos, acho que isso é tudo o que entendemos.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Olá professora :D
    Eu e minha colega Rochelle adoramos o post. Pois com ele desvendamos alguns mistérios do nosso hino como por exemplo '' As margens plácidas '' que interpretando fica '' tranquilas e serenas ''entre outros. Também foi muito útil pois o hino é algo que iremos levar sempre conosco e muitas vezes cantamos ele sem saber o real significado sem intender o por que de tantas palavras. Realmente está muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Nós achamos muito interessante e aprendemos muito sobre o significado do hino. E que o cruzeiro do sul está representado na bandeira e que também cada estado brasileiro tem sua estrela na bandeira. E gostamos muito de conhecer sobre o rio Ipiranga.
    Larissa Bernardi e Larissa Bergoza.:)

    ResponderExcluir
  27. Oi prof
    Nossa nós nunca percebemos que a Constelação Cruzeiro do Sul se fazia presente na Bandeira Brasileira. E muito menos que a mesma constelação era antes a mesma que a Constelação do Centauro.
    Oque nos mais impressionou foi o Para ser a estrela maior da bandeira sempre pensamos que fosse Brasília.
    Enfim notamos muitas coisas que anteriormente nunca havíamos sequer pensado que existisse.
    Bjss
    d-_-b

    ResponderExcluir
  28. Nos achamos moito inportate por que esclareceu nossas duvidas principalmente as estrelas da da bandeira que realmente representam um pais do Brasil, e o RS representa a estrela ALFA.
    Dudu e Maky

    ResponderExcluir
  29. Achamos isso tudo muito interessante aprendemos muito.O cruzeiro do sul foi o que mais nos chamou atenção mas todos são muito bons para nossa aprendizagem.alice diane e gracielle

    ResponderExcluir
  30. Depois de discubrir que a estrela que esta acima da faixa da nossa bandeira representa o estado do Pará, me perguntei porque?
    Na época da proclamação da República, era o Estado cuja capital, Belém, era a mais setentrional do país, estrela Espiga.

    ResponderExcluir
  31. eu Janete Scuro gostei muito pois aprendi algum significado da bandeira que eu não sabia.
    eu aprendi o segnificado de algumas palavra sobre o hino alem cruzeiro do sul entre outro texto

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Acahamos muito importante tudo isso mas o cruzeiro do sul me chamou mais a atencão. lem disso algums
    significados da bandeira eram bons para nós aprendermos mais .
    primeiramente agradecendo a Prof Cristina .
    E VOTEM NO VERIADOR DA ESCOLA TIRIIRICAAAA !

    ResponderExcluir
  34. Lendo esses textos aprendemos o significado dos termos que não sabíamos, e achamos muito interessante conhecer a história de nosso país.
    Sobre o Cruzeiro, gostamos de descobrir o nome das estrelas de cada estado do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul pois é o estado em que moramos.

    Por: Jennifer, Dara e Sabrina.

    ResponderExcluir
  35. Primeiramente queremos agradecer a nossa professora que nos deu oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Hino Nacional da Bandeira ,conhecemos q a estrela de cima da bandeira é de Belém Pará e q o rio Ipiranga fica em São Paulo isso foi o q nos chamou atenção.
    ABRAÇOS DE MATEUS E PAULO..

    ResponderExcluir
  36. Ah;é bem legal e interessante pois aprendemos palavras novas; tipo; a gente não fazia ideia de onde ficava o Riacho Ipiranga e o que era Cruzeiro do Sul; também foi legal aprender a posição de algumas estrelas ;) s2
    O hino nacional é bem complicadinho; mas como somos inteligentes; acessamos o site e aprendemos! s2
    Elaborado pelas xuxuas Mayara e Eduarda

    ResponderExcluir
  37. Nós alunos da sexta série achamos muito legal descobrir melhor o significado das palavras do nosso hino Nacional, pois assim esclarecemos nossas dúvidas, como onde fica o Rio Ipiranga que foi muito importante na história do Brasil,o Cruzeiro do Sul, e as palavras que nós não conhecíamos.
    De: Angela,Luana,e Kellen.

    ResponderExcluir
  38. Aprendemos varias informações legais, sobre o cruzeiro, o hino a bandeira e o rio ipiranga.
    O rio nasce em São Paulo, a estrela maior da bandeira é a do pará e a menor é a do DF. Componentes: Adrieli e Andressa.

    ResponderExcluir
  39. Muito legal a traduçao do hino pois havia muitas palavras desconhecidas e foi bom saber seus significados.
    foi bom aprender o significado das estrelas da bandeira a crus a torta e a nascente do riu ipiranga.

    ResponderExcluir
  40. Aprendemos:que o cruzeiro do sul é uma especie de cruz torta;na bandeira do Brasil a 27 estrelas;o rio Ipiranga fica em São Paulo;as distancias das estrelas ;a tradução do Hino Nacional.
    Componentes: Ezequiel;Marcos;Wesley M.

    ResponderExcluir