Bem vindo


"Quem fala menos, ouve melhor. E quem ouve melhor, aprende mais".
(Chico Xavier).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sistema Locomotor

Quando nascemos ainda não somos capazes de andar, mas depois de alguns meses começamos a engatinhar e mais tarde a arriscar os primeiros passos, até que finalmente somos capazes de caminhar e até correr, você sabe por que isso acontece? Porque conseguimos andar?

Após responderem essas perguntas, formem grupos de 4 pessoas, e escolham um assunto (disponível abaixo)para pesquisarem.

Assuntos:
osteoporose ( o grupo terá que explicar como ocorre essa doença , para tanto deverá explicar como é o osso por dentro, para que os demais colegas possam compreender)

2º grupo: artrite ( o grupo terá que explicar essa doença associando as articulações, ligamentos, cartilagem, explicando cada um deles)

3º grupo: dores nas costas e hérnia de disco ( o grupo terá que explicar sobre a coluna vertebral como evitar esse mal através da postura correta)

4º grupo: após fazer muita musculação algumas pessoas ficam musculosa explique com acontece esse processo ( grupo terá que explicar a composição dos músculos, as miofibrilas, poderá explicar o que são câimbras e fadiga muscular),

5º grupo: explicar o que são anabolizantes, suas causas e consequências( grupo poderá pesquiar na internet, o número de jovens que utiliza dessas drogas).

Feita apesquisa montem um roteiro para a apresentação de um telejornal, que será gravado e depois postado neste blog.
Bom trabalho





segunda-feira, 26 de julho de 2010

Riscos da vaidade

Esmaltes, tinturas de cabelo, tatuagem, piercing, bronzeamento artificial, escovas progressivas. Quando o assunto é beleza, várias são as opções de produtos e serviços. Mas é preciso estar atento à saúde. O contato com essas substâncias químicas pode causar dermatoses, isto é, doenças de pele, que nem sempre aparecem na área em que o produto foi aplicado. Esmaltes de unha, por exemplo, podem causar manchas, descamação e vermelhidão em diferentes partes do corpo, como rosto, pescoço e colo.

Mesmo quem está habituado a usar determinados produtos, pode passar a ter alergia. Para evitar complicações, esteja atento aos sinais e as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em caso de qualquer reação alérgica, procure imediatamente um médico. Confira a seguir os riscos que cada produto ou procedimento podem trazer.

Esmaltes
Os principais componentes dos esmaltes para unhas são os solventes orgânicos, que correspondem a 60% da fórmula. Entre eles, o tolueno é o mais comum. Esse solvente pode causar irritação na pele e, em altas concentrações, atinge até o sistema nervoso central. Por isso, já existem esmaltes sem tolueno (tolueno free). Outras substâncias também causam problemas, como por exemplo o formaldeído, mas o principal agente causador de alergia pelos esmaltes é a resina toluenosulfonamida/formaldeído (RTS/F), que pode aparecer com outros dois nomes: tonsilamina e tosilamida. Esta resina chegou ao mercado de cosméticos em 1938 e está presente em 99% dos esmaltes para unhas fabricados em todo o mundo. Sua característica termoplástica, dá melhor adesão, brilho e fluidez. Mas preste atenção e verifique os rótulos dos esmaltes, mesmo os produtos chamados hipoalergênicos costumam conter essa substância, o que não deveria acontecer.
Principais reações: as alterações de pele mais comuns são as dermatites, localizadas no rosto, pescoço e parte superior do tórax. No rosto, as áreas mais afetadas são pálpebras, queixo e região ao redor da boca. As lesões variam bastante em tamanho e têm aspecto avermelhado e com descamação. Às vezes, há escoriações. Nas unhas podem ocorrer rachaduras, descolamento da pele, inflamação da cutícula e manchas brancas. Essas alterações frequentemente são confundidas com processos alérgicos a outros produtos ou com micoses, e neste caso, acabam sendo tratadas erroneamente com medicamentos contra fungos.

Escovas progressivas
As notificações de danos causados por produtos para alisamento capilar recebidas pela Anvisa triplicaram no primeiro semestre de 2009 em comparação com todo o ano de 2008, sendo que na maioria das situações, há suspeita do uso indevido de formol (e também de glutaraldeído ou glutaral) como substâncias alisantes. Para evitar isso, foi criada a Resolução RDC 36, de 17 de junho deste ano, que proíbe a comercialização desse produto em estabelecimentos como drogarias, farmácias, supermercados e lojas de conveniências. Também o formol não é permitido como alisante capilar.
Principais reações: o contato dessa substância na pele ou no couro cabeludo pode causar irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação, vermelhidão e queda do cabelo. O vapor de formol pode provocar também ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar (asma), tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz. Outros possíveis efeitos para quem usa esses produtos várias vezes são: boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e, em casos mais graves, câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios).

Tintura para cabelo
Entre as tintas para cabelos, as colorações permanentes são as que mais causam alergia e o principal componente alergênico é a parafenilenodiamina (PPD). Por isso, recomenda-se seguir as instruções da embalagem dos produtos para teste de reação alérgica e a forma correta de aplicação. Outra opção de tintura são as tonalizantes, que possuem risco menor de causar alergia.
Principais reações: o aparecimento de erupções na pele é mais comum na parte ao redor do couro cabeludo (testa, têmporas e pescoço). Pode ocorrer edema (inchaço) da face, pálpebras e couro cabeludo e casos em que as lesões se espalham para outras áreas do corpo.

Tatuagem
Todas as etapas da tatuagem oferecem riscos diversos. Na limpeza e depilação da área a ser tatuada há possibilidade de ferimento da pele pela lâmina de barbear, o que facilita a penetração de microorganismos que podem causar infecções. O próprio ato de tatuar é uma agressão, uma vez que se faz necessário o uso de agulhas para introdução de pigmentos na pele, muitas vezes em áreas extensas. Os problemas mais temidos são surgimentos de cicatrizes (quelóide) ou reações alérgicas no local tatuado, embora os mais graves sejam os riscos de transmissão de doenças infecciosas, como a sífilis, a hepatite e a Aids. Por isso, é imprescindível procurar um serviço que siga as normas recomendadas pela Anvisa, que faz o controle sanitário dos estúdios de tatuagem. As inspeções são feitas pelos órgãos municipais de vigilância sanitária, que avaliam a estrutura e as condições de higiene dos locais. A legislação brasileira proíbe tatuar as áreas cartilaginosas do corpo.
Principais reações: atualmente os pigmentos de tatuagem usados raramente causam reações alérgicas, mas há casos de dermatite alérgica de contato (eczemas) aos pigmentos mercúrio, cromo, cobalto, cádmio dentre outros. Diante da suspeita de alergia, deve ser consultado um dermatologista que tenha experiência no assunto.

Piercing
Os riscos da colocação de brincos, argolas, alfinetes e outros adornos em orelhas, nariz, sobrancelha e umbigo são semelhantes aos das tatuagens. Por isto, devem ser adotadas as mesmas medidas de prevenção. A prática de piercing e tatuagem em pessoas com menos de 18 anos é proibida, embora seja permitida a colocação de brincos nos lóbulos das orelhas. É preciso também ter cuidado com as bijuterias feitas de níquel, que podem causar reações alérgicas. Recomenda-se fazer o teste de contato em casos de inflamações nos locais de contato com bijuterias.
Principais reações: pode ocorrer a formação de cicatrizes (quelóide) no local de colocação do piercing, inflamações e em casos mais graves até a deformidade permanente da região.

Câmara de bronzeamento
Promove o bronzeamento artificial pela emissão de radiação ultravioleta (UV), que atua provocando o aumento da pigmentação da pele. O bronzeamento é uma reação de defesa do organismo contra a agressão provocada pela radiação. Ressalte-se que apenas 15 minutos de exposição em cabines de bronzeamento artificial correspondem a um dia inteiro de exposição solar na praia. Este procedimento deixa a pele mais exposta a radiações que são nocivas e por isso as câmeras de bronzeamento têm o potencial de causar câncer de pele. Jovens com menos de 16 anos não podem se submeter ao bronzeamento artificial e entre 16 e 18 anos é necessário apresentar autorização dos pais ou responsável legal. Vários cuidados precisam ser observados, principalmente se os estabelecimentos atuam de acordo com as recomendações da Anvisa.
Principais reações: envelhecimento da pele, manchas e queimaduras, às vezes graves.

Consultoria: Maria das Graças Mota Melo, chefe do serviço de dermatologia ocupacional do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp)

(Patricia Moreira)

Para saber mais:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Fonte: http://www.fiocruz.br/jovem/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=442&sid=1

terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO


Amigo é um Anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.

É aquele que compartilha nossas alegrias e minimiza nossas tristezas.

É aquele que se cala nas horas certas e dentro desse silêncio nos diz tudo...

É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!

Amigo verdadeiro é Anjo, é Paz, é Tudo.


Feliz Dia do Amigo!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sistema Urinário

O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.

Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra

Excreção
Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas ou excreções que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos no alimento), produzidas durante o metabolismo celular.

Uréia
A uréia é a principal excreta, sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Por terem a uréia como principal excreta, os homens são chamados de ureotélicos

Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.

Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.

O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções

Fontes:
http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp
http://www.webciencia.com/11_25excretor.htm

Veja algumas fotos da turma 71 da Esola Rio Branco, confecionando o sistema excretor
















quinta-feira, 15 de julho de 2010

Racionamento de água e energia

A água é um recurso não-renovável e escasso. Em muitos lugares do planeta, chega a ser tão valiosa quanto o ouro e o petróleo
Em sintonia com a preocupação crescente com o uso racional da água, apresentamos algumas dicas para modificar seus hábitos e somar-se à iniciativa de conservação do meio ambiente.

1-Hábitos de higiene:
Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou se ensaboa, pois a água que cai nestes intervalos é puro desperdício.

2-Sistema de torneiras:
Substitua as torneiras da sua casa por modelos com sistema de controle por tempo, regulando o uso de acordo com a necessidade.

3-Torneiras:
Verifique se alguma torneira tem vazamento ou está pingando, porque isso implica litros desperdiçados diariamente.

4-Cozinha:
Não deixe a torneira aberta enquanto lava os pratos. É melhor encher a pia com água, fechar a torneira e ensaboar louça e talheres com essa água.
Esvazie a pia, encha-a novamente com água limpa e enxágüe tudo.

5-Artigos de limpeza:
Use produtos de limpeza biodegradáveis para não poluir os lençóis freáticos, caso não exista sistema de esgoto onde você mora.

6-Lava-louça:
Escolha uma máquina de baixo consumo de energia. Se o modelo escolhido usar água quente, desative essa função. Assim, além de gastar menos energia você vai reduzir sua conta de luz.

7-Lavagem do carro:
Leve o seu carro a um lava-jato que use a água de forma consciente e que tenha uma unidade de tratamento da água usada.

8-Tratamento da água da casa:
Quando reformar ou construir a sua casa, faça uma instalação separada da água usada nos banheiros (suja) e no restante da casa. Algumas águas, como a da máquina de lavar roupa, podem servir para lavar o terraço ou o carro.

9-Coleta de água da chuva:
Construa um sistema de cisterna para coletar a água da chuva, que poderá ser usada na limpeza da casa e para regar o jardim.

Importante
•Se a sua casa tem piscina, seja racional na manutenção.
Não troque a água só para ficar mais clara. Existem tratamentos específicos e naturais para a piscina.
Pense que milhares de litros são desperdiçados cada vez que você troca a água.
•Informe-se sobre como a sua comunidade cuida da água.
Envolva-se com o projeto e proponha melhoras se não houver um cuidado para o consumo racional.
•Se você tiver cisterna, tampe-a para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, com a tampa você manterá a água fresca e limpa.

Dicas de Economia de Energia Elétrica

Chuveiro Elétrico :
É um dos equipamentos que mais consome energia.
Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h).
Nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”.
Feche a torneira ao se ensaboar.
Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.
Use somente resistências originais. Evite adaptações.

Geladeira / Freezer :
Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia.
Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol.
Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Evite abrir a porta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais.
Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente.
Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Isto dificulta a circulação interna de ar.
Não guarde alimentos ou líquidos quentes.
Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro.
Conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho e não as use para secar panos ou roupas.
Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada.
Mantenha as borrachas de vedação da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio.
Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.
*Cuidado com geladeiras velhas pois o gás CFC pode vazar ameaçando a camada de ozônio.

Lâmpadas :
Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do sol iluminar a casa.
Na hora de comprar, dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Instale-as na cozinha, lavanderia e garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de 4 horas por dia.
Apague sempre as luzes ao sair de um cômodo.
Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.
Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.
Tire o pó das lâmpadas elétricas.

Televisão :
Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo.
Evite dormir com a televisão ligada. Uma opção é programar o aparelho para desligar sozinho (timer).

Ferro Elétrico :
Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes.
Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam.
Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.
Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.
Não deixe o ferro ligado sem necessidade.

Máquina de Lavar Roupa :
Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize água e energia.
Mantenha o filtro sempre limpo.
Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue.
Secar as roupas no varal e não na secadora.

Ar Condicionado :
Ao instalar, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
Instale-o em local com boa circulação de ar.
Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.
Não tape a saída de ar do aparelho.
Evite o frio excessivo, regulando o termostato.
Limpe sempre os filtros para não prejudicar a circulação de ar.
Antes de comprar, avalie a opção do ventilador de teto para atender sua necessidade.

Computador
Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade.
Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade. Peça ajuda a um técnico de informática.

Aquecedor Solar
Uma excelente alternativa para economizar energia é o coletor solar utilizado para o aquecimento de água, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifícios. A longo prazo, você poupará energia e dinheiro.

No ato da compra :
Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como : geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lâmpada fluorescente compacta e circular.
O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, também objetiva estimular a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais.
Já o Selo CONPET de Eficiência Energética, é destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petróleo ou de gás natural como fogões, fornos e aquecedores de água a gás.

Lar ecológico
Edificações Sustentáveis - Arquitetos podem projetar construções ecológicas utilizando : madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da água (principalmente para descargas no vaso sanitário), tecnologia para captação de chuva, camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno, sensores de presença para iluminação, ampla ventilação (janelas), tijolos de vidro e telhas translúcidas para aproveitar a luz natural, etc. Árvores dão sombra e ajudam a refrescar a casa.

Retire os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo usados.

Dica de Segurança
Lembre-se : mantenha os aparelhos elétricos longe de áreas como pias, banheiras, superfícies molhadas ou úmidas, para evitar choques.

Referência:
http://comunidade.bemsimples.com/bem-verde/w/bem-verde/Como-fazer-um-consumo-racional-da-agua.aspx
http://www.natureba.com.br/economia-energia-eletrica.htm

Tendo em vista o uso racional de energia e água para que estes recursos não se esgotem, desenvolveu-se um projeto com alunos da 5ª série , da Escola Rio Branco, para que reflitam e se conscientizem sobre o seu uso energético e consumo de água.
Etapa 1- Após estudarmos sobre a água (estados físicos, tipos de água, água potável, poluição da água, consumo de água, tratamento de água e esgoto, ciclo da água), foi proposto aos alunos que confeccionassem folders alertando sobre os riscos da poluição da água e o desperdício de água, dando dicas de como evitar esses males.
Etapa 2- O conhecimento proporcionado pelos estudos juntamente com a confecção do folder sobre a importância de preservar e cuidar da água, foi lançado um desafio como tema, o desafio foi o seguinte: Você será fiscal ambiental por um dia. Terá que verificar o seu consumo de água e energia na sua casa, para tanto faça uma planta baixa de sua casa e coloque em cada cômodo o que você utiliza de energia e água. Após fará uma tabela mostrando quantas vezes você utilizou de água e energia em cada cômodo durante um dia. Ao final você analisará sua tabela e verificará se você esta esbanjando ou não energia e água, entregará um laudo com suas conclusões e possíveis mudanças para que esse resultado seja ainda melhor.
Veja algumas fotos dos trablahos:

Confecção dos folders:





Apresentação dos folders








Apresentação do desafio "fiscal ambiental"